Vai fazer o Enem 2014? Saiba o que é o Enem, como garantir vaga em Universidades públicas e particulares com a sua nota, veja como organizar a sua agenda para os estudos, acesse apostilas gratuitas e mais de mil dicas para arrasar no exame! Provas confirmadas para dias 8 e 9 de novembro.
Se você fez a inscrição e vai participar do Exame Nacional do Ensino Médio em 2014, mas, ainda não sabe muito bem como funciona o Enem e tudo o que você pode conquistar com ele, não tem problema. O Blog do Enem explica tudinho para você, e ainda tem apostilas gratuitas, dicas de estudo, e as notas de corte para todos os cursos nas universidades que participam do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu.
Mesmo quem não concluiu o Ensino Médio e tiver mais de 18 anos de idade até a data da prova em cada ano, pode responder ao exame e tentar tirar o Certificado do Ensino Médio, como se fosse num exame Supletivo. Os resultados de cada aluno nas provas têm três utilidades essenciais:
A – A nota individual abre as portas do Ensino Superior para cada candidato. Pela nota no Enem o aluno disputa vagas em universidades públicas e gratuitas pelo Sisu, disputa bolsas de estudo pelo Prouni nas Faculdades privadas, disputa vagas para estudar de graça no exterior pelo programa Ciência Sem Fronteiras, e ainda se habilita para fazer financiamento pelo Fies, ou seja, para estudar agora e pagar a conta só depois de formado.
B – Pela médias das notas dos alunos de cada Colégio ou Escola o Ministério da Educação consegue fazer um mapa da qualidade do Ensino Médio em todo o Brasil.
C – Para os candidatos que buscam o Certificado do Ensino Médio, se alcançarem no Enem as notas mínimas definidas pelo Ministério da Educação, podem conseguir o Certificado e ao mesmo tempo disputar as vagas e bolsas para o Ensino Superior.
Você sabe como a sua atual ou futura Escola de Ensino Médio se saiu no último Enem? Você pode consultar online, agora mesmo, como está o desempenho do seu Colégio no Enem e comparar com a média nacional e com outras escolas da sua cidade. É super simples para consultar. E você já pode chegar na escola cobrando melhorias ou elogiando a qualidade de ensino alcançada.
Como funcionam as provas no Enem? – As provas são realizadas em dois dias, com 90 questões objetivas em cada dia. No primeiro dia são 45 questões sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias, e mais 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Em outras palavras: são 45 questões de Geografia, História, Filosofia e Sociologia; e 45 questões de Biologia, Física e Química. Você tem 4 horas e 30 minutos para responder às provas do primeiro dia.
No segundo dia será a vez das 45 questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol, Artes e Educação Física), e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (Matemática em geral, Álgebra, Geometria e Trigonometria). Neste dia acontece também a Redação. Por isso a prova dura mais. São 5 horas e 30 minutos para você responder ao exame.
Quem pode fazer o Enem? – Qualquer pessoa pode fazer a prova do Enem, sendo que é preciso pagar uma taxa de inscrição. Mas, não se apavore, é um valor acessível, em torno de 35 reais. Estudantes de terceiro ano de escolas públicas fazem o Exame gratuitamente.
Depois que você passar pelos dois dias de prova, é só aguardar a divulgação do gabarito e, logo depois, a divulgação do resultado, trazendo sua nota oficial. Com a nota do Enem você pode escolher muitos caminhos para investir na sua educação.
Vagas nas universidades públicas – Com a nota do Enem você pode se inscrever no Sisu, Sistema de Seleção Unificada, e concorrer a vagas em universidades públicas. Em 2013 a nota do Enem foi adotada como critério de ingresso por 115 Universidades Públicas, substituindo o vestibular.
O Sisu define quem entra e quem sai pela “Nota de Corte”. A Nota de Corte é calculada pela média das notas alcançadas por cada aluno. Quem tira notas mais altas se dá bem. Em algumas universidades federais que ainda realizam vestibulares a nota do Enem é validada para complementar o desempenho dos alunos no vestibular.
Bolsas de Estudo pelo Prouni – Outro caminho possível para a formação superior é usar a sua nota no Enem é para se inscrever no Prouni, o Programa Universidade para Todos. Através dele você concorre a bolsas de estudo parciais e integrais em instituições particulares.
Financiamento pelo FIES - Pra quem fez e o Enem e pretende estudar ou mesmo já começou a frequentar uma Universidade ou Faculdade particular o Fies pode ser uma solução para ajudar com as mensalidades.
O Fundo de Financiamento Estudantil permite que o aluno possa financiar até 100% do valor do curso. E o aluno só começa a pagar a parte principal do financiamento a partir de um ano e meio depois de formado.
Vagas no Sisutec e bolsas de estudo no exterior, pelo Ciência Sem Fronteiras - Com a nota do Enem você também pode ter acesso a cursos técnicos gratuitos disputando vagas através do Sisutec.
Com a nota do Enem você também pode disputar bolsas de estudo para morar fora do Brasil e fazer uma parte do curso de graduação nas melhores universidades dos Estados Unidos, da Europa ou da Ásia através do programa Ciência Sem Fronteiras.
Minuto Enem: Boletim com dicas e informações para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio. É publicado de segunda a sexta-feira.



