Notas do Enem serão divulgadas nesta semana »

A aprovação de uma única chamada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi confirmada pelo Ministério da Educação, segundo a Pró-Reitoria da Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). A medida atende uma solicitação do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Federais e deve garantir maior celeridade ao processo de seleção.

O Pró-Reitor de Graduação da UFC, Custódio Almeida, explica que a segunda chamada nunca foi efetiva, com preenchimento de vagas em torno de 15% a 18%. “Preenchemos muitas vagas na primeira chamada e depois na lista de espera. Com o fim dessa chamada, o tempo gasto deixa de existir e as matrículas avançam com maior rapidez”, resume.
As universidades tinham dificuldades em começar as aulas na primeira semana de fevereiro, pois o calendário era atrelado ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Com a retirada, o calendário é ajustado a partir de 2016, pois neste ano houve atraso no início das provas. “O ganho de tempo da segunda chamada foi perdido por causa das duas semanas de atraso do Enem, mas estimamos um ganho de 15 dias nos anos seguintes”, completa Custódio.

As inscrições para o Sisu devem ser abertas entre 19 e 24 de janeiro, depois do resultado do Enem nos dias 2 e 5 de janeiro de 2015. A divulgação da segunda chamada, que fica por conta das Universidades, está prevista para o dia 13 de fevereiro. “Depois que for publicado o edital do Sisu a UFC publicará o novo calendário”, informa o Pró-Reitor de Graduação.



Novo processo


Com a alteração, o aluno deve declarar interesse para concorrer a uma vaga no site do SISU/INEP. Depois, será possível o acompanhamento das chamadas no site da Instituição que escolheu. A segunda e as demais chamadas do aluno vão valer para a primeira opção do aluno, que só concorre à sua segunda opção na primeira chamada.



Sisu 2015 passa por mudança e deverá ter chamada única de aprovados


Os estudantes que desejam concorrer a uma vaga nas universidades públicas no próximo ano devem ficar atentos às mudanças no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma digital que reúne vagas em instituições públicas de ensino superior do país e que, a partir de 2015, terá apenas uma chamada.

Não haverá, como em anos anteriores, segunda chamada pelo próprio Sisu. As convocações seguintes serão por listas de espera de cada universidade. A mudança, ainda não confirmada oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC), já vale para a próxima edição, em janeiro.

O ajuste, já informado pela pasta a pró-reitores das federais, deve acelerar a seleção de alunos. As universidades reclamam que o formato usado até agora, com duas chamadas pelo Sisu, atrasa o calendário letivo.

O candidato deverá indicar interesse por curso e universidade no site do Sisu, como já ocorria, mas acompanhar as convocações seguintes à primeira chamada no site da instituição pretendida. As notas do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serve de vestibular para essas vagas, e o edital do próximo Sisu devem sair até a semana que vem. A expectativa é de que as inscrições no Sisu sejam entre 19 e 24 de janeiro, com resultado divulgado no dia 26. As chamadas por listas de espera começam em fevereiro.